Série Beda Griffiths OSB

Dom Beda Griffiths OSB foi um monge beneditino que viveu desde 1955 na Índia, onde morreu em 1993. Ali adotou o nome sânscrito Dhayananda e se tornou um dos principais faróis do Diálogo inter-religioso mundial. Escreveu vários livros, entre os quais o admirável "River of Compassion", um comentário completo do Bhagavad Gita, à luz do cristianismo.

Tenho encontrado prazer em traduzir, dentro das minhas possibilidades, os capítulos do livro "River of Compassion" – A Christian Commentary on The Bhagavad Gita, de Dom Beda Griffiths OSB (Templegate Publishers Springfield, Illinois- 2001), o que me ajuda a procurar entender melhor seu significado, resolvi compartilhá-lo com os amigos.

B. Griffiths assim começa a Introdução de seu livro:

"O Bhagavad Gita, ou Canção do Senhor, é um clássico da espiritualidade que, ainda que seja originário da tradição hinduísta, não pertence apenas aos hindús, mas a todo o mundo. É parte da herança espiritual da humanidade. Ao chamar este comentário de “Uma leitura cristã do Bhagavad Gita”, não tenho a intenção de sugerir que tenha havido qualquer influência cristã na composição do Bhagavad Gita ou que haja algo especificamente cristão acerca do mesmo. Só desejo mostrar como ele pode ser um guia espiritual prático para um cristão e para qualquer um que esteja em busca de um guia no caminho da espiritualidade. Há muitas pessoas atualmente no Ocidente, cristãs ou não, que se sentem atraídos pelo Gita e por outros clássicos orientais, mas que não possuem conhecimento do pano de fundo desses textos e que necessitam uma orientação para ajudá-las a compreender como eles podem ajudá-las em suas próprias vidas. Este comentário foi escrito para o benefício dessas pessoas, que não querem mais um estudo acadêmico do Gita, já há muitos, mas que desejam utilizá-lo como um guia prático em sua vida espiritual. Hoje em dia, entendemos que nenhuma religião pode se sustentar isoladamente. Todos compartilhamos uma humanidade que nos é comum e necessitamos compartilhar os vislumbres de todas as diferentes tradições religiosas do mundo. Um cristão que esteja aberto à mensagem do Gita, compreenderá que ele lança nova luz em muitos aspectos do Evangelho e, ao mesmo tempo, verá como o Bhagavad Gita reúne um novo significado, quando analisado do ponto de vista do Evangelho..."

Confira os três primeiros capítulos:

Capítulo I - "O Yoga do Desalento de Arjuna"



Tradução: Roldano Giuntoli

****

0 comentários: