Espaço para Ser

Dom John Main OSB (1926-1982)
Texto tirado do livro: Moment of Christ, pp. 92-93
Continuum, 1998, New York.
Tradução: Roldano Giuntoli


Livro traduzido em Portugues: O Momento de Cristo, John Main, Editora Vozes.

Para nos conhecermos, para nos compreendermos e para . . . obtermos uma perspectiva correta de nós mesmos e de nossos problemas, precisamos simplesmente entrar em contato com nosso espírito. Toda auto-compreensão surge como resultado de nos entendermos como seres espirituais e apenas o contato com o Espírito Santo pode nos conferir toda a amplitude da compreensão . . . Esse caminho não é difícil. É muito simples. Mas, realmente demanda um sério comprometimento . . .

A maravilhosa revelação, que lá está para que a descubramos desde que apenas nos coloquemos a caminho com disciplina, é que nosso espírito está enraizado em Deus . . . Esta é uma descoberta básica que cada um de nós precisa fazer, que a natureza que possuímos, tem esse infinito potencial de desenvolvimento e que o desenvolvimento só se dá caso nos entreguemos a esta peregrinação a nosso próprio centro . . . A meditação é apenas essa maneira de entrarmos em contato com nosso próprio espírito e nesse contato, encontrarmos o caminho da integração, de descobrirmos que tudo na nossa experiência se harmoniza, tudo na nossa experiência é julgado e alinhado em Deus.

O caminho da meditação é muito simples. Tudo o que cada um de nós precisa fazer é ficar tão imóvel quanto possível, física e espiritualmente . . . Aprender a meditar, é aprender a abandonar seus pensamentos, idéias e imaginação e, a descansar nas profundezas de seu próprio ser. Lembre-se sempre disso. Não pense, não utilize quaisquer palavras, a não ser sua própria palavra, não imagine nada. Apenas entoe, repita a palavra nas profundezas de seu espírito e, ouça-a. Concentre-se nela, com toda sua atenção. Por que isso é tão poderoso? Basicamente, porque nos dá o espaço que nosso espírito precisa para poder respirar. Nos dá, a cada um de nós, o espaço para sermos nós mesmos. Quando você medita, você não precisa se desculpar e você não precisa se justificar. Tudo o que você precisa fazer, é ser você mesmo, é aceitar, das mãos de Deus, a dádiva de seu próprio ser.

Leituras anteriores:

0 comentários: