Crescer no Amor de Deus

Dom John Main OSB (1926-1982)
Texto tirado do livro: The Heart of Creation pp. 105-107
Continuum, 1998, New York.
Tradução: Roldano Giuntoli

Deus é o alento de vida. Deus é presença e, Ele está profundamente presente dentro de nosso ser, em nossos corações. Só ao perseverarmos, descobrimos que cada um de nós se regenera no poder de Seu Espírito, cada um de nós se renova, se recria, de modo a nos tornarmos uma nova criação. “Derramei meu Espírito,” disse ao profeta Ezequiel. E, o Espírito é a presença do poder, o poder do amor. A meditação nos ensina que esta é a sabedoria fundamental, na qual se pode construir a vida e a verdadeira religião. O que descobrimos é que só podemos viver nossas vidas completamente, se estivermos sempre abertos a essa misteriosa presença do Espírito e, sempre abertos à presença, mais profundamente. Esta é a peregrinação a que nos dedicamos, toda vez que nos sentamos para meditar. Abrimos nossas mentes, nossos corações, nossas consciências, mais permanentemente, à mais elevada realidade que existe, que existe agora, que existe aqui.

Qual é o fundamento do mistério cristão? Seguramente, é o fato de que o além está em nosso próprio meio, de que a realidade absoluta está aqui e agora. A fé cristã ensina que ao nos abrirmos para o mistério desta realidade, somos levados para fora de nós mesmos, para além de nós mesmos, para o mistério absoluto que é Deus. Deus é como transcendemos o eu. Transcendemos todas as limitações, através da simples abertura para o Todo, que é agora. O grande despertar para o mistério é o reino dos céus e, o reino dos céus é agora. É estabelecido por Jesus e, proclamado por suas próprias palavras: “...é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”

Arrepender-se significa simplesmente, voltar-se na direção de Deus. Arrepender-se é se voltar, não tanto para fora de nós mesmos (pois isso ainda nos mantém atados a nosso próprio centro), mas, para além de nós mesmos. Isso não significa nos rejeitarmos a nós mesmos, mas, encontrarmos nosso maravilhoso potencial, ao entrarmos em completa harmonia com Deus. Essa consciência do potencial é o fundamento positivo do cristianismo e, portanto, a principal preocupação para um cristão, não é o eu, nem o pecado. A realidade central é Deus e amor e, no que nos diz respeito, crescimento no amor de Deus. Crescimento, consiste tanto de nossa abertura a Seu amor por nós, quanto de nossa resposta, ao devolvermos aquele amor. [. . . .]

O reino está estabelecido. A fé e a obediência nos ensinam a realizá-lo. Lembremo-nos dos aspectos práticos do trabalho da realização. Lembremo-nos de estar silentes e, de amar o silêncio. Quando meditamos, não buscamos sinais, ou mensagens, ou mesmo fenômenos. Cada um de nós precisa aprender a ser humilde, paciente e, a ter fé. A disciplina nos ensina a ficarmos imóveis, e, através da imobilidade, aprendemos a esvaziar nosso coração de tudo o que não seja Deus, pois Ele demanda todo o espaço que nosso coração tem para oferecer. Esse esvaziamento, é a pureza de coração que desenvolvemos, ao repetirmos nosso mantra, com fidelidade absoluta. O mistério é verdade absoluta, amor absoluto e, por isso, nossa resposta também, precisa ser absoluta. Respondemos absolutamente, ao nos tornarmos simples.


Leituras anteriores:

0 comentários: