A Nuvem do Não-Saber

"Portanto, eu desejo abandonar tudo o que posso pensar e escolher para objeto do meu amor exatamente o que não posso pensar. Porque Deus pode muito bem ser amado, mas não pensado. Pelo amor pode ser apanhado e retido; mas já pelo pensamento, não, nunca."
Capítulo VI

"O autor d´A Nuvem do Não-Saber reconhece sua dívida para com a tradição mística do cristianismo. Ele recorre sobretudo aos escritos de Dionísio Areopagita, que representa a assim chamada tradição "apofática". Considera que, acerca de Deus, nós sabemos mais o que ele não é do que o que Ele é. Em muitos aspectos, o autor Inglês apresenta paralelos com Evágrio Pôntico, o autor mais importante do monaquismo cristão primitivo. No seu livro sobre a oração, Evágrio escreve que, no caminho para Deus, o monge encontra, antes de mais nada, os seus próprios pensamentos e sentimentos. Deve, pois abandonar a sua ira e as suas preocupações, então surgirão pensamentos sobre Deus. Mas também a eles deve renunciar. Pois enquanto refletir sobre Deus, não se aproximará dEle. Então surgirão imagens de Deus que impelem o seu espírito para Ele. Mas também não deve ficar com essas imagens. Sobretudo não as deve confundir com o próprio Deus. Pois Deus está para além das imagens."

Do Prefácio de Anselm Grün OSB à nova edição portuguesa d´ A Nuvem do Não-Saber, Editora Vozes, nas Livrarias católicas.

The Cloud of Unknowing - original Inglês para download em vários formatos!!

1 comentários:

H K Merton disse...

Parabéns pelo blog! Você sabe onde poderia obter o download para essa obra em português?