John Main Seminar 2006

Tradução: Roldano Giuntoli  
John Main Seminar 2006 - 10 a 13 de Agosto  
"The Fire of Silence Through Music and Mystics"  
por Margaret Rizza, musicista Inglesa  
Penang, Malásia  






Clique na Foto para ouvir a música contemplativa de Margaret Rizza
"Voltei semana passada do retiro e seminário John Main em Penang. Quão rico banquete não foi este retiro e seminário na terra em que John Main começou a meditar! Revirando minha memória desta semana, muitas imagens e lembranças fluem como uma torrente e, gostaria de compartilhá-las com vocês:
  • A caminhada meditativa à primeira aurora com o som das ondas como se fora mantra – um pano de fundo de tudo o que fizemos no retiro.
  • ‘'Deixem que o tempo passe apenas olhando para o mar'' Laurence nos disse e, assim fizemos, absorvendo-nos no oceano do amor de Deus.
  • As palestras inspiradoras de Laurence sobre a experimentação de Deus no coração de todas as religiões -“a harmonia da alma.''
  • O paradoxo de estar em um país muçulmano, aprendendo de um monge católico sobre o Corão e a fé muçulmana.
  • O maravilhoso seminário de Margaret, aprofundando nossa compreensão da mística e, apresentando-nos a música que fluía do coração.
  • A alegria de aprender a cantar - e murmurar – em um coral conduzido por Margaret com meditantes de 23 países.
  • Ouvimo-nos e compartilhamos profundidamente nas sessões de grupo - ‘onde coração falava a coração.'
  • A inspiração dos relatórios de 9 coordenadores nacionais e representantes de 14 países.
  • O power point de Laurence que nos deu uma visão geral de sua viagem e uma compreensão do crescimento da comunidade ao redor do mundo.
  • Fomos retirados de nossa zona de conforto e esticados, fisicamente por Giovanni, musicalmente por Margaret e, espiritualmente por Laurence.
  • Fizemos novos amigos, compartilhamos, ouvimos, aprendemos, ensinamos – com risadas e algumas lágrimas pelo caminho.
  • Laurence nos falou sobre as principais religiões, cada uma com uma nota de divina harmonia. Nas apresentações do evento cultural, felizes, hilariantes e, às vezes comoventes, eu senti que nós também tínhamos uma nota de divina harmonia. Estávamos sintonizados um com o outro, regozijando-nos na unidade de nossa diversidade.
  • Tenho certeza que para todos nós a mais poderosa lembrança do retiro e seminário será aquela de nos sentarmos juntos, meditantes de 23 países, unidos no silêncio – e a oração do Senhor, cantada em tantas línguas diferentes. Bela testemunha de nosso mundo conturbado – a “comunidade de amor” de que Dom John nos falava e, pela qual nutria esperança.

Porém, havia mais! Viajamos para Kuala Lumpur em peregrinação, parando em templos e outros locais de interesse e, visitando áreas da cidade em que John Main, como funcionário público, teria vivido e trabalhado.

Foto: Susan Spence, Dom Laurence Freeman, Madre Mangalam e Pauline Peters

O ponto alto da peregrinação foi a visita à Pure Life Society, onde John Main encontrou Swami Satyananda pela primeira vez e, começou a meditar. Fomos brindados com uma dança do dragão com crianças do orfanato e, fomos recebidos por Madre Mangalam. Madre, que hoje conta 80 anos, encontrou-se com John Main quando ele veio visitar o Swami. Ela disse ter sido o encontro de duas grandes almas. Madre Mangalam continuou o trabalho de Swamiji depois de sua prematura morte em acidente automobilístico e ao conduzir a sociedade continuou seu trabalho e sua perspectiva.

O ponto alto da visita foi a meditação conjunta de nossa comunidade com membros da Pure Life Society no templo onde Dom John Main and Swamiji meditaram juntos — uma ocasião comovente e inesquecível.

Após um feliz banquete vegetariano com nossos anfitriões, fomos privilegiados com um diálogo entre Dom Laurence e representantes das comunidades Muçulmana, Budista, Hinduísta e Sikh.

Agradecemos a Pat Por, a coordenadora malaia, por todas estas maravilhosas memórias, a seu marido Joe, a Serena Woon e sua equipe. Nada era difícil demais para Pat. Em meio a uma vida agitada como Diretora de Serviços para o Hospital Católico em Kuala Lumpur, ela conduziu o planejamento e a coordenação do seminário com paciência e amor.

‘Terimah Kasih' - Obrigado à comunidade Malaia de meditates por receber o John Main Seminar 2006 tão feliz, amigável e memorável em sua bela “pérola do oriente”.

Procurem pelos CDs do retiro e seminário, eles são um ítem obrigatório!

Nas palavras da “Prece pela Paz” de Margaret, cantamos todos juntos:

Deixemos que a paz preencha nossos corações, nosso mundo, nosso universo, paz, paz!

Guardamos em nossos corações todos os pontos conturbados de nosso mundo atual, como uma comunidade de amor e paz."

Pauline Peters - WCCM Chair

0 comentários: