Sto. Inácio de Loyola

(1491-1556)

Fundador da Companhia de Jesus (os Jesuítas) em 1534.
A sua conversão aconteceu depois de deixar o exército espanhol por ter sido ferido num cerco militar em Pamplona. Durante o tempo de convalescência, lê sobre a Vida de Cristo e os seus Santos. Depois de uma peregrinação ao Santuário de Montserrat, a Jerusalém, seguido de um tempo de recolhimento em Manresa em 1522 começa a escrever os Exercícios Espirituais. Escrito numa linguagem objetiva, os Exercícios trazem instruções minuciosas sobre como ingressar na vida contemplativa. O clímax dessa união é descrito numa das mais belas passagens do livro:



"Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade e a minha memória também, o meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo Vós me destes com amor. Todos os dons que me destes, com gratidão Vos devolvo. Disponde deles Senhor, segundo a Vossa vontade. Dai-me somente o Vosso Amor, a Vossa Graça. Isto me basta: não quero pedir mais nada."
(dos Exercícios Espirituais 234)

Exercícios Espirituais - Texto completo em Inglês para download!

0 comentários: