Grupos de Meditação:

Novos participantes estão convidados a visitarem o Grupo de Meditação Cristã mais próximo da sua casa ou do seu trabalho. Os Grupos se reúnem semanalmente para a prática de 30 minutos de meditação.

Clique no link acima ou na imagem e confira o grupo mais próximo para fazer uma visita!

A Meditação é uma antiga forma de oração contemplativa que busca a Deus no silêncio e na quietude para além das palavras e pensamentos. O monge beneditino Dom John Main OSB (1926-1982) diz que "na Meditação, o caminho em direção à crescente consciência do Espírito orando dentro de nós encontra-se simplesmente em nossa fidelidade cada vez mais profunda em dizer o mantra. É a repetição fervorosa da palavra que integra todo o nosso ser. Ela assim o faz porque nos leva ao silêncio, à concentração, ao nível de consciência que nos permite abrir a nossa mente e o nosso coração ao trabalho de Deus nas profundezas do nosso ser."

Publicações da Meditação Cristã:
Clique e confira a relação de todos os livros da Meditação Cristã já publicados no Brasil!

Dom Laurence Freeman OSB - Novo Livro, 2012
"Primeira Vista" - A Experiência da Fé - Freeman redefine a fé para esta nossa era secular. Ele se utiliza de vasta experiência e das inúmeras viagens pelo mundo moderno, para mostrar a maneira pela qual uma nova percepção da dimensão espiritual pode transformar a maneira com que abordamos a educação, os negócios, a saúde mental, o meio ambiente, o diálogo interreligioso e a percepção que temos de nós mesmos na sociedade.

Dom John Main OSB (1926-1982)
"O Caminho do Não Conhecimento" - Expandindo os horizontes espirituais através da Meditação - E o que acontece quando você vir a luz? Ignore-a. Quando você começa a meditar todo tipo de fenômenos psicológicos se faz presente. Para algumas pessoas nada acontece. Outras talvez vejam cores, formações nebulosas ou ouçam algo, mas o importante é ir além desses fenômenos...

Dom Laurence Freeman OSB
“Perder para Encontrar” - A Experiência Transformadora da Meditação - aprofunda a reflexão cristã da Meditação a partir da experiência do mistério de Jesus Cristo. É um belo encontro entre a espiritualidade prática e a teologia cristã, que discorre sobre aspectos da riqueza de um patrimônio espiritual da humanidade, abordados em temas recorrentes de silêncio, quietude e simplicidade...




***** Como Meditar

* Sente-se confortavelmente, mas com a coluna ereta.
* Feche levemente os olhos.
* Sente-se relaxado mas atento.
* Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra.
* Recomendamos a palavra-oração "Maranatha".
* Recite-a como quatro silabas de igual duração "Ma-ra-na-tha", em ritmo lento.
* Ouça-a à medida que a pronuncia, suave mas continuamente.
* Não pense nem imagine nada além do mantra - ainda que seja espiritual.
* Se pensamentos e imagens afluírem à mente, trate-os como distrações e humildemente retorne à repetição da palavra.

6 comentários:

Anônimo disse...

PORQUE A PALAVRA MARANATHA?

Marcelo Melgares - CMMC Rio Grande do Sul disse...

Na trilha da meditação cristã, segundo o legado de nosso mestre Dom John Main OSB, “maranata” (ou grafias alternativas tais como maranatha, maranatá, maraná-thá, etc.) é a expressão mais comumente usada como "mantra" (ou palavra oração) pelos membros da Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC).
Dom John nos dá parte da resposta: “Esse é o mantra que eu recomendo para a maioria dos principiantes, a palavra aramaica ‘maranatha’ que significa: ‘vinde senhor’. É a palavra que São Paulo usa para concluir a sua primeira epístola aos Coríntios, e é a palavra com que São João termina o livro do Apocalipse. Ela também encontra lugar em algumas das liturgias cristãs primitivas” ("A Palavra que leva ao Silêncio" – Editora Paulus, 8ª edição 2005).
A CMMC brasileira publica um boletim trimestral. Um artigo que fala da origem, significado e uso antigo e atual da expressão Maranata, com amplas referências bibliográficas, será publicado em partes a partir do próximo número do boletim (Páscoa 2010).

Anônimo disse...

Porque a meditação cristã não està presente em todas as comunidades cristãs, ou seja, em todas as paróquias?

Unknown disse...

Gostaria de saber se existe algum grupo (não divulgado ainda) na região norte de SP capital. procurei mas todos ficam muito longe de minha residência.

Grata

comprar curtidas instagram disse...

Achei muito interessante!

comprar seguidores segmentados disse...

Parece ser muito interessante, parabéns pelo texto pois me deixou bem curiosa!