John Main (1926-1982) - Missa em SP


Texto lido na Missa em Ação de Graças pela vida de Dom John Main,
celebrada no dia 19/12/2007
na Basílica do Mosteiro de São Bento de São Paulo:


"Boa noite! Estamos hoje reunidos para encerrar as nossas atividades do ano e junto comemorarmos os 25 anos da passagem de Dom John Main para a vida eterna.

Durante todo este ano, a comunidade mundial de MC tem refletido muito sobre as diferentes formas de celebração para esta data. Dom Laurence Freeman em carta no boletim da Comunidade Mundial de Meditação Cristã sugere que reflitamos um pouco sobre como a semente da meditação tem conseguido enraizar-se em seus praticantes e como tem crescido, até conseguir encontrar um lugar para germinar e criar raízes.

Quando John Main criou o primeiro Centro de MC em seu Mosteiro, mais de 30 anos atrás, usou a expressão “comunidade de amor” para significar a ligação dessa semente com seu crescimento.
Para muitos hoje em nossa cultura fragmentada, o sentido de comunidade está tristemente esquecido e ausente. Quando esse sentido de comunidade é reconhecido, ele é dom precioso, mas, em geral, as pessoas mal sabem reconhece-lo ou valorizá-lo. Por isso precisamos compreender o que grandes mestres com John Main significam quando falam de comunidade e sua relação com o nosso desenvolvimento espiritual.

Comunidade não é o mesmo que família. Deixamos pai e mãe para nos preparar para o casamento assim como para a comunidade. Porém, ao mesmo tempo, uma comunidade espiritual é uma espécie de família, mas que preenche uma ordem diferente de necessidades. Nossa necessidade mais profunda e mais universal é a realização de todo desejo verdadeiro, o que na realidade chamamos Deus. John Main sempre mostrou a necessidade da comunidade, dos seus benefícios e dos desafios que isto apresentava, pois sua meta era alta: uma comunidade de amor, não uma de conveniência, nem um lugar onde estranhos bem educados se encontram.

Uma comunidade de amor tem que respeitar as diversidades para não criar uma estrutura de poder onde o mais forte se estabelece e os mais fracos cedem, mas se queixam. Muitos grupos fazem isto e assim repetem o jogo do poder que impede o amor de crescer. O Evangelho é claro: “não deve ser assim entre vocês, disse Jesus a seus discípulos quando começaram a discutir sobre quem seria maior no reino dos céus”.

Uma comunidade de amor permite ver que as diferenças não podem ser vistas como oportunidades de dominação ou exclusão, mas sim como maneiras de usar diferentes talentos e realizar vocações individuais. Uma comunidade de amor oferece apoio e alimento a seus membros, expressa a hospitalidade semelhante a do Cristo para todos e uma firme confiança na bondade da natureza humana. Uma comunidade de amor expressa tanto a igualdade de Cristo em termos humanos, quanto permite sua fraqueza humana. Assim, John Main ajudou a termos fé na possibilidade real de tal comunidade, que cresceu através de nossas muitas falhas.

John Main via a comunidade como um lar em que seus membros se voltam uns para os outros chamando todos para a luz do amor. Ele sabia que isso não era e não é fácil, necessita de prática regular da meditação em que nos dirigimos um ao outro interiormente, o outro que é ao mesmo tempo o núcleo de nosso ser, ou seja, Deus em nosso ser verdadeiro.

Neste ano de 2007 a nossa “Comunidade Mundial de MC” foi reconhecida canonicamente de maneira simples na Igreja Católica Romana com uma Comunidade Contemplativa Ecumêmica. Isto terá mais significado é claro para os católicos do que para os outros, mas foi um acontecimento que ajudou a marcar apropriadamente este ano de aniversário de Jonh Main.

Uma comunidade de amor exige muito trabalho, assim com o trabalho interior da meditação, e seu mistério é visto na graça como dom gratuito do espírito que começou seu trabalho no início e vê completar-se no eterno presente. É o trabalho do espírito que celebramos.

É neste trabalho em processo que John Main tornou-se grande e desapegado mestre e que hoje celebramos juntamente com nossos amigos do Mosteiro de São Bento.

Feliz Natal a todos!!

0 comentários: