M.C. - Oração Ativa?...

Marcus (do Grupo do Colégio São Luiz em São Paulo-SP) escreveu: "...uma dúvida: a Meditaçao Cristã é um método de oração ativa? sempre imaginei como passiva. veja o texto abaixo:

'...Como podem ver, a Oração Centrante e a Meditação Cristã são "meio-irmãs". A diferença básica é que na Oração Centrante o "Mantra" chama-se "Palavra Sagrada" ou "Palavra de Amor" e NÃO é repetida incessantemente, como na Meditação Cristã. Repetimos a Palavra Sagrada quando nos percebemos com nossa atenção em alguma coisa, que não seja a Presença de Deus. Então voltamos a ela para reafirmar nossa INTENÇÃO de permanecer diante do Senhor. Ela também representa nosso CONSENTIMENTO à SUA ação em nós. Enquanto a Oração Centrante é receptiva, a Meditação Cristã é uma forma ativa de meditar. Graças a Deus, Ele deixou na Igreja várias maneiras de realizarmos nossa necessidade vital de nos relacionarmos com Ele. Cada pessoa se sentirá atraída por esta ou aquela maneira de orar. Uns procurarão a linha Inaciana, outros a Oração Centrante, uns a Meditação Cristã, outros o terço ou rosário, sim, pois pode-se chegar à contemplação rezando-se um simples rosário; as várias modalidades ensinadas por Frei Ignacio Larranãga em suas Oficinas de Oração, etc. O importante é que nunca deixemos de buscar o Senhor'. "
FONTE:
http://www.oracaocentrante.org/

Alexandre (do Grupo do Colégio São Luiz em São Paulo-SP) escreveu:
A afirmação acima é compreendida no contexto da Oração Centrante. A Meditação Cristã, juntamente com a Oração Centrante, faz parte da Tradição Contemplativa do Cristianismo. Por "contemplativo" entendemos abertura às consequências de uma prática espiritual mais receptiva. Creio que falando sobre "contemplação" poderia ser simplista categorizar a prática como ativa ou receptiva, mas esquematicamente essas idéias nos ajudam a compreendê-la.

A repetição do mantra na Meditação Cristã remete à opção por uma atitude de humildade mesmo diante uma experiência contemplativa, ou um cuidado com o que poderia soar como presunção de nossa parte diante do Sagrado. Mas é importante considerar que, na nossa humanidade, talvez seja melhor pecar por humildade do que por "orgulho espiritual" - um pecado comum na vida mística, uma preocupação constante na lituratura mística antiga.

Interessante por outro lado, Dom John Main, em seu livro O Momento de Cristo, Ed. Paulus, p. 78, escreveu:

"Nada há de passivo na meditação. Ela é um estado de crescimento e de aprofundamento da abertura para a fonte de energia de toda a realidade, que só podemos descrever adequadamente com palavras como: Deus-que-é-amor. A meta de nossa vida - bem como o convite que lhe é feito - corresponde a nada menos do que uma união completa, plena harmonia com a fonte de energia e de poder."

2 comentários:

Anônimo disse...

Para mim na MC você pronuncia mentalmente a palavra sagrada ao passo que na OC você ouve mentalmente a palavra sagrada.
O final de tudo isso é a contmeplação.

Anônimo disse...

"Fecha a tua boca,
fecha as portas dos olhos e dos ouvidos
e terás plenitude interior.

Abre a tua boca,
mantenha-te sempre ocupado
e estarás muito longe da esperança."

Lao Tzu (570-490 aC)
Tao Te Ching